20 janeiro 2013

Dica livro : Antígona


Antígona 


Numa das mais belas e dramáticas tragédias já escritas, Sófocles devassa em toda a sua profundidade o amor, a lealdade, a dignidade. A historia conta a historia de Antígona, que deseja enterrar  seu irmão Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas, mas o tirano da cidade,Creonte, promulgou uma lei impedindo que os mortos que atentaram contra a lei da cidade fossem enterrados, o que era uma grande ofensa para o morto e sua família, pois a alma do morto não faria a transição adequada ao mundo dos mortos. Antígona, enfurecida, vai então sozinha contra a lei de uma cidade e enterra o irmão, desafiando todas as leis da cidade, Antígona é então capturada e levada até Creonte, que sentencia Antígona a morte, não adiantando nem os apelos de Hemon, filho de Creonte e noivo de Antígona, que clama ao pai pelo bom senso e pela vida de Antígona, pois ela apenas queria dar um enterro justo ao irmão.Hemon briga com Creonte e então Antígona é levada a morte, uma tumba aonde Antígona ficará até morrer. Aparece então Tirésias, o adivinho, que avisa a Creonte que sua sorte está acabando, pois o orgulho em não enterrar Polinice acabará destruindo seu governo. Antes de poder fazer algo, Creonte descobre que Hemon, seu filho, se matou, desgostoso com a pena de morte de Antígona.Aparece Eurídice e conta que, ao abrir a tumba onde Antígona estava presa, encontram-na enforcada e Hemon a seus Creonte se aproxima e então Hemon se mata, após tentar acertar o pai.Eurídice, desiludida pela morte do filho também se mata, para desespero de Creonte, que ao ver toda sua família morta se lamenta por todos os seus atos, mas principalmente pelo ato de não ter atendido o desígnio dos deuses, o que lhe custou a vida de todos aqueles que lhe eram queridos.
Um ótimo livro pra quem gosta de mergulhar e refletir em histórias incríveis!
Eu super indico. 

8 comentários:

  1. Oii,
    Eu não conhecia o livro,mais parece ser bastante interessante.Gostei bastante da resenha!

    Não deixe de conferir as novidades
    do Páginas(eu já voltei de férias srs)

    Páginas Em Preto

    Beijos e Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Olá Layanne, tudo bom?

    Adorei a indicação do livro, :) eu também indiquei um outro dia. Passe lá para ver...

    Estou te seguindo.

    Beijos,

    www.noivadoedgar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas agora fiquei curiosa principalmente porque você super recomenda e pela parte de histórias incríveis,

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia o livro, parece ser legal! :D
    Acidente de moto amor, ele foi ultrapassar de um lado, um cara bêbado do outro e bateu de frente nele, e o homem ainda fugiu! D:
    http://fashionscream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

BLOG SEJA LIVRE, VOE! | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2015 ©| Design e Código: Layanne Eduarda | • voltar ao topo