A epopeia de Homero

Meus caros, os homens costumam incriminar os deuses. De nós, dizem, vêm os males. Não consideram que eles padecem de aflições causadas por desmandos próprios (...) - Odisseia I, Telemaquia

É uma obra deliciosa, principalmente para quem gosta de Mitologia Grega, dos deuses e dos heróis.
Odisseia narra a História de Odisseu, ou como é mais conhecido na mitologia romana, Ulisses
A versão da Editora L&PM Pocket foi dividida em três: 
Telemaquia, conta como tudo começou e o que o filho Telêmaco suportou inicialmente nas mãos dos pretendente da mãe Penélope, e sua saída de Ítaca para procurar ajuda.
Ítaca narra as aventuras de Odisseu e suas tentativas frustadas de voltar ao seu lar . 
E Regresso, narra então, o fim do sofrimento de Odisseu que consegue chegar em Ítaca, amparado por Palas Atena a deusa dos olhos de coruja, na qual o ajuda a preparar a emboscada para os pretendentes da mulher que chorava sua perda dias e noites sem fim e o encontro com seu pai Laertes. 

The Reunion of Odysseus and Telemachus. winner Prix de Rome. 1880. Henri Lucien Doucet.
A reunião de Odisseu e Telêmaco de Henri Lucien Doucet

(...) Poupa-nos, disse Telêmaco. "Não sou deus, não me confundas com imortais. Sou aquele por quem gemes, por quem muito padeces, aquele por quem sofres violências. Eu sou o teu pai." Com esses esclarecimentos abraçou o filho. - Odisseia III, Ítaca 185-190

(...) Pobrezinho! Vocês confiam em fracotes, em amigos, gente que morre, pessoas de visão limitada. Estás falando com uma deusa! Quem te ampara em todas as tuas encrencas sou eu.Que venham cinquenta batalhões de míseros mortais, que venham como gaviões na força de Ares(...) - Odisseia III, Ítaca (Conversa entre Atena e Odisseu antes da aniquilação dos pretendentes.)

Detail : The Slaughter of the Suitors by Odysseus and Telemachus. 1812. Christophe Thomas Degeorge. French. 1786-1854. oil /canvas. http://hadrian6.tumblr.com
A matança dos pretendentes por Odisseu e Telêmaco 1812. Christophe Thomas Degeorge. French. 1786-1854.

Eu posso dizer com todas as letras que Odisseia e Ilíada é uma das minhas obras preferidas dentro desse gênero literário, onde retrata detalhadamente sobre deuses e heróis. E alguém aí já leu as obras de Homero? O que achou?

Comentários

  1. Acho que não era livro para mim :)

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaaa Ameiiiii
    Difícil ver resenha dos Clássicos Literário, parabéns!
    Eu já li e, mesmo sendo uma leitura mais exigente e com linguagem um pouquinho mais complicada, vale super apena apreciar!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Lay! Confesso pra você que nunca li uma obra do Homero. Mas já folheei o livro "Ilíada" dele, quando vagava pela biblioteca de minha antiga escola. Tanto tempo olhando blogs e conhecendo blogs nunca vi ninguém fazer uma postagem cujo o assunto é mitologia grega, arrasou! :)

    ResponderExcluir
  4. Já tive a oportunidade de ler algo do Homero,mais isso já faz um bom tempo!
    Parabéns pelo post (e pelo novo layout).

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário